Receba Novidades

Notícias

Site da Câmara de Cascavel cadastrará reclamações da população

Publicado: 21 de fevereiro de 2014 às 14:42   /   by   /   comentários (0)

Fonte: Gazeta do Povo

 

Legislativo municipal lança portal que receberá fotos, enviadas pelos moradores, dos problemas da cidade. Objetivo é agilizar a solução.

Para se aproximar da população e tentar encontrar soluções para os desafios cidade, a Câmara de Cascavel, no Oeste do Paraná, lançou ontem um novo portal na internet no qual a população poderá enviar fotos digitais de equipamentos, serviços e espaços públicos com problemas. A reclamação será recebida em tempo real por meio da ouvidoria do Legislativo – que deverá dar andamento à demanda popular. O novo site também foi concebido para facilitar o acesso de pessoas com deficiência visual.

A população poderá usar celulares com sistema Android e IOS para fotografar problemas encontrados na cidade enviar as imagens ao Legislativo. Por meio de um aplicativo para telefones, a imagem será cadastrada e o georreferenciada no Google Maps, identificando o local. Isso será válido, por exemplo, para um buraco na rua, abrigos de ônibus destruídos ou qualquer outra denúncia. As notificações serão apresentadas em plenário e o internauta obterá uma resposta sobre a solicitação.

O gerente de Comunicação Social da Câmara, Jefferson Lobo, diz que se a pessoa não tem celular com sistema Android ou IOS poderá utilizar uma máquina fotográfica ou telefone comum que permita fotografar. Nesse caso, será preciso baixar a imagem e cadastrá-la no site.

Poucas horas após entrar no ar, o site recebeu a primeira reclamação. Um internauta postou foto de um terreno baldio tomado pelo mato no bairro Santo Onofre. Ele enfatizou que o proprietário foi multado, mas mesmo assim não tomou providência. “Quem vai roçar?”, indagou.

Siro Canabarro, empresário do setor de tecnologia, gostou do novo portal. “É uma ferramenta muito útil, agora tem que ver se os vereadores estão preparados para receber uma enxurrada de reclamações”. Para ele, é preciso respostas imediatas para o sistema não cair em descrédito.

 

Leitura de voz

O portal opera também no sistema Dosvox (leitor de voz), que facilita a compreensão dos conteúdos por pessoas com deficiência visual. Josué dos Santos, que integra a Associação Cascavelense dos Deficientes Visuais, testou o novo portal e disse ter gostado da iniciativa.

 

Foto: O empresário Siro Canabarro: “É uma ferramenta muito útil

Comentários (0)

deixe sua opinião

Comentários
Nome E-mail Site